Música

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pouca Vogal (Gessinger+Leindecker)


Vamos de música. E lógico, de qualidade.
Sem dúvida, uma das minhas preferências no universo musical - fora Los Hermanos  - sempre foi Engenheiros do Hawai. Talvez porque suas letras também estivessem recheadas de existencialismo que eu queria tocar/experimentar. Mas também pela excelente musicalidade da banda. Isso não quer dizer que Los Hermanos "percam" deles nesse sentido, mas acho que são qualidades diferentes que fazem dessas bandas minhas preferidas. Se por um lado o Amarante e sua trupe dá um ar mais "cult" e ao mesmo tempo muito irreverente, Humberto Gessinger apresenta-se como um dos melhores poetas e instrumentistas do Brasil. Mas calma. Não é meu interesse me prolongar demais nessas abordagens comparatórias que, na verdade, nunca chegam a lugar nenhum. Essas informações foram apenas notas introdutórias para se tratar do que realmente me interessa hoje, aqui: a belíssima produção da menor banda de rock gaúcha, formada por Humberto Gessinger e Duca Leindecker, o álbum Pouca Vogal. Nele, você poderá notar que a musicalidade faz parte desses dois artistas. A performance instrumentista dos dois realmente é impressionante. Em alguns vídeos que assisti sobre a "dupla", pude perceber  isso: Gessinger, surpreende quando numa mesma música toca baixo, sola gaita e arrisca algumas notas com o pé, num instrumento que parece um teclado. Duca, por sua vez, não fica atrás. Em uma das canções, o músico toca violão e simboliza o som da bateria na própria caixa acústica do instrumento. O mais engraçado e importante de tudo isso é que os dois parecem se divertir muito com toda essa performance. Eles se motram muito à vontade nas apresentações e buscam sempre transmitir a mensagem trazida nas entrelinhas de suas letras ora existencialistas, ora melódicas, ora de protesto. Para aqueles que não trocam Engenheiros por nada, também há algumas regravações deles no álbum. Não sei se sou a melhor pessoa pra falar dessa produção, mas pelo pouco que conheço e o pouco que pude ver já bastou pra me tornar fã dos caras e também para conhecer ainda mais o trabalho do Duca Leindecker no Cidadão Quem que antes quase não conhecia.

Para fazer o download, clique no título do post.

Sugestões de filmes, livros ou outras produções? Deixe um comentário!

2 comentários:

  1. Um maravilhoso trabalho, realmente eles se divertem muito com o projeto, detalhe as músicas dos Engenheiros e do Cidadão Quem, que são apresentadas, estão reformuladas na sua maioria com um som mais leve...as oito músicas do álbum Pouca Vogal estão disponíveis no site:http://www.poucavogal.com.br/...e dia 22 estaram em Três Lagoas. Interessante sua quase comparação...rs... Los Hermanos é uma indicação excelente,as duas bandas marcaram a minha vida... parabens pelo blog..

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras Sr(a) Anônimo. Tenho a impressão de te conhecer, pois mencionou a cidade de Três Lagoas-MS, local que estimo muito e deixei pessoas especiais. Ah, como eu queria estar aí, não só pra assistir ao show, mas pra rever essas pessoas. Bom, por enquanto não dá, né. Mas obrigada pela visita e volte sempre, Sr(a) Anônimo!
    *Gostaria de pedir que os próximos comentários viessem com identificações para facilitar ainda mais nossa comunicação e a troca de figurinhas sobre essas produções culturais. Obrigada!

    ResponderExcluir