Música

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Players for Bobby (Oração para Bobby)


"A religião convenceu mesmo as pessoas de que existe um homem invisível, que mora no céu, que observa tudo o que você faz, a cada minuto de cada dia. E o homem invisível tem uma lista especial com dez coisas que ele não quer que você faça. E, se você fizer alguma dessas dez coisas, ele tem um lugar especial, cheio de fogo e fumaça, e de tortura e angústia, para onde vai mandá-lo, para que você sofra e queime e sufoque e grite e chore para todo o sempre, até o fim dos tempos... Mas Ele ama você!"
George Carlin

A frase acima foi "pregada" pelo comediante e ateu George Carlin. De fato, concordo com George, esse Deus, pra mim, não existe. Essa passagem é importante pra pensarmos um pouco sobre o filme que trago hoje. Oração para Bobby, de 2009, se passa na década de 70 e traz a história verídica de um jovem de 20 anos, homossexual, que se suicida. O enredo é brilhante quando busca revelar os conflitos existenciais de Bobby quando ele está a descobrir e a experimentar sua sexualidade. Como se não bastasse, Bobby tem que lidar também com os ensinamentos religiosos conservadores de sua mãe. Mary Griffity, ao saber da sexualidade do filho inicia uma saga para tentar curá-lo desse "pecado" e trazê-lo de volta para o caminho da luz, da redenção. Essa busca pela cura incluiu sessões no psiquiatra, orações e mais orações para Bobby encontrar seu caminho "verdadeiro", bilhetes pregados pela casa com passagens biblícas, entre outras heresias. Desesperado pela aprovação da mãe, no início, Bobby aceita tudo que lhe é recomendado, a fim de evitar o sofrimento de sua família. Porém, Bobby começa a perceber que ele nunca conseguirá ser ou que não é e, assim, decidi viver sua vida, esperando que sua mãe aceite o fato com o tempo. Logicamente isso não acontece, pelo contrário, as coisas só pioram. A desaprovação da mãe, o terrorismo psicológico-religioso que atordoa o garoto, leva-o a cometer suicídio. Daí em diante o foco sai do jovem e se centra no personagem da mãe, interpretado pela maravilhosa Sigourney Weaver. Até então, o ódio é o sentimento que se nutre por aquela mulher que está cega pela religião e por um Deus que acredita, aquele que pune, castiga e manda as pessoas para o inferno. Ainda na sua cegueira, a mãe busca descobrir se o filho, mesmo gay, teria alcançado o céu ou então teria sido punido nas chamas do andar debaixo. Aos poucos ela começa a questionar sua fé e a partir daí já é possível sentir certa compaixão por ela. O debate entre ela e o reverendo com citações bíblicas que condenam a homossexualidade e a  possibilidade de outros tipos de interpretações é brilhante. A exposição de que a Bíblia é um livro escrito por mortais e interpretado pelos mesmos é interessante, uma vez que muitos a vê como um livro sagrado escrito pelo próprio Deus. Por ser baseado em fatos reais, o filme ganha mais emoção e um caráter dramático. Produção excelente!

George Carlin está certo quando ironiza a crença em um Deus que age como um feitor, pronto a nos dar chibatadas por nossos pecados. Porém, ainda acredito que um outro Deus existe. Não sei aonde ele mora, tampouco se ele me observa frequentemente. Mas isso é muito pessoal e polêmico e mesmo se eu tentasse descrever o que penso e sinto, talvez não seria suficiente. Portanto, essa é uma história que não cabe a mim contar aqui... A vocês, desejo-lhes apenas um ótimo filme. A qualidade não está lá essas coisas, mas acredito que, mesmo assim, vale muito a pena arriscar. Se desejarem, deixem suas impressões e comentários sobre a obra logo abaixo. Bom filme a todos!

Para fazer o download do filme em RMVB*, clique no titulo do post.

Sugestões de filmes, livros ou outras produções? Deixe um comentário! 

Os filmes no blog são todos em RMVB para facilitar o download pra galera e também para ocupar menos espaço no PC. Porém é preciso ter um player, como o Real Player, que suporte essa extensão do arquivo. Sugiro o Media Player Classic, pois ele é rápido, suporta várias extensões de arquivos diferentes e é leve para o PC. Entre no http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-mega-codec-pack.htm e baixe o arquivo para assistir o filme!

0 comentários:

Postar um comentário